Telefones: (011)  4159.4376      9660.8993   
     SHIH TZU      Bernese M.Dog
Spitz Alemão (Lulu)
Maltês
História
Perfil da Raça
Padrão FCI
Cuidados
Ninhadas
 

Vindo do Tibete, foi na China que a raça se apurou verdadeiramente. Alguns exemplares foram doados ao imperador e passaram a ser uma das poucas raças que habitavam a ´Cidade Sagrada´, residência oficial da família do imperador. Seguiram-se então alguns cruzamentos entre várias raças chinesas e tibetanas (facto porque é muitas vezes confundido com o Lhasa Apso do Tibete), explicando assim as muitas semelhanças com o Pequinês (o longo pêlo) e o Lhasa Apso. Comparado com os do seu tamanho, este é o mais tranquilo para trazer ao colo, apreciando bastante o aconchego dos braços humanos. O seu belo pêlo comprido é mantido a muito custo pelos seus donos e uma vez que se arrasta pelo chão, a solução para passear fora de casa é mesmo o colo. É um cão com uma longevidade apreciável, atingindo facilmente os 15 anos.

Seu temperamento é de um cão fiel e brincalhão, sendo excelente companhia para crianças.
O Shih-Tzu é um cão de pequeno porte, de pelagem longa e lisa. A sua cabeça é larga e redonda, o focinho curto e ligeiramente quadrado. Possui um exuberante topete, que se não for preso por um laço, lhe tapa o focinho todo, e uma barbicha e bigode densos. Os olhos são bem separados, grandes e escuros. As orelhas são compridas, cobertas de uma pelagem longa, caindo pendentes para cada lado da cabeça. O corpo é quadrado e revestido por uma pelagem comprida e exuberante que lhe cobre os pés. A cauda é enrolada sobre o dorso e é também guarnecida de uma basta pelagem.

O Shih-Tzu é um cachorro de muita personalidade, que exige afeição e atenção, sendo uma excelente companhia. Não precisa de tanto exercício como os cães maiores, nem come tanto quanto eles. Aprende rápido as lições ensinadas e tem razoável paciência com crianças. O único trabalho extra que o dono do Shih-Tzu vai encontrar pela frente é com o pêlo, que precisa de escovação diária para que ele mantenha o brilho e fique livre dos nós indesejados.
É um cãozinho ativo como a maioria dos toys, alerta, vigoroso e inteligente.

Voltar ao topo

 

 

 

 

 


PERFIL DA RAÇA

Apesar de ser muito parecido fisicamente com o seu “primo” o Lhasa Apso, o Shih-Tzu tem um temperamento bastante diferente. Basicamente o Shih-Tzu é mais afável com estranhos, menos possessivos de seus donos e objetos, além de não se comportar como o grande guardião da casa.
Shih-Tzu é um cachorro de pequeno porte, que vive muito bem em apartamento, mesmo pequeno, quanto em uma casa, desde que ele não seja obrigado a viver do lado de fora. Adapta-se muito bem ao esquema de vida dos donos, ou seja, aprende tanto a fazer xixi no jornal como na rua, pode ser mais ou menos ativo nos passeios, brincar muito ou ficar deitado no sofá, e acostuma-se facilmente a pessoas novas também. Seus passeios podem se resumir a uma curta caminhada diária de uns 15 minutos.
Apesar da pelagem longa, não perde muito pêlo. Mas como já foi dito, ele deve ter escovação diária para manter o brilho e vivacidade e não embolar.
Como todos os cães, este também tem uma razão de ser: Ele simplesmente quer amar e ser amado. Não espere sair para caçar, correr ou fazer exercícios vigorosos com seu cão se ele for um Shih-Tzu. É claro que quando você voltar ele estará lá, lindo e contente, esperando com muita festinha. Não costuma latir muito, mas se chega alguém na porta ele avisa.
É uma raça que adora aprender coisas novas, mas se você prefere não ensinar nada e torná-lo um cãozinho mimado, tudo bem, ele assim o será. Neste caso as conseqüências são previsíveis: Você terá um cachorrinho que vai querer viver no colo e ter atenção total. Mas em compensação, se você quiser trabalhar com ele, terá uma grata surpresa ao ver como este camaradinha responde bem ao treinamento.
É um cão ativo e alerta, mas não gosta de ambientes muito barulhentos. É relativamente fácil conviver com um Shih-Tzu, pois se você quiser brincar, ele brinca. Se você for descansar, trabalhar ou tiver que deixá-lo sozinho, é só deixar vários brinquedos interessantes que ele se vira bem.
Uma das características mais marcantes do Shih-Tzu é sua personalidade. Muito amigável, sem sinais de agressividade, ótima companhia para crianças e outros cães. São conhecidos também por adorar brincar e fazer travessuras pela casa, ao mesmo tempo em que podem permanecer sentados, apenas olhando intensamente pro dono esperando um chamado para um afago gostoso.
Ele é sociável até mesmo com estranhos, recebendo bem as visitas depois de descobrir que são amigos. Essa é uma das razões que o tornou popular, fazer amigos por onde passa. Tem a típica personalidade dos cães de colo. Adora ficar deitado em algum canto de casa, com as patas esticadas, roncando suavemente. Se puder escolher, vai ficar enrolado no seu colo o tempo todo.
Uma outra característica, bastante apreciada por seus donos, é o fato Shih-Tzu se dar sempre muito bem com outros animais, cães, gatos, ferrets,etc...
No padrão da raça, descrito pela FCI (Federação Cinológica Internacional), o temperamento desejado do Shih-Tzu é amistoso e independente, inteligente, ativo e alerta. Na prática os Shih-Tzu não são tão independentes assim, alguns são super apegados aos seus donos, embora costumem ficar quietinhos quando deixados só.
Embora sejam pequenos eles não são frágeis e toleram bem carinhos mais “descuidados” de crianças pequenas, por exemplo.
Um possível “problema”para futuros donos de Shih-Tzu é o cuidado necessário com o pêlo, principalmente o do rosto que ao ficar molhado (quando o cãozinho bebe água por exemplo) pode ficar com um cheirinho desagradável. Uma alternativa fácil para contornar a situação é o uso de bebedouros especiais, semelhante aos usados em coelheiras, que não deixam o pêlo molhado.
Ao mesmo tempo em que seu belíssimo pêlo é um grande atrativo para quem vê um Shih-Tzu, mas nunca possuiu um, quem tem este lindo cachorrinho sabe que para manter seu cão lindo e saudável é preciso escová-los todos os dias, no caso dos pêlos estarem longo e pelo menos 3 vezes por semana para quem prefere manter o pêlo curtinhos. A tosa (corte dos pêlos) será necessária em cada 4 ou 6 semanas.

Voltar ao topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


GRUPO 9
Padrão FCI 208


SHIH TZU
Classificação F.C.I.:
Grupo 9 - Cães de Companhia
Seção 5 - Raças Tibetanas
País de origem: Tibet
País Patrono: Grã-Bretanha
Nome no país de origem: Shih Tzu
Utilização: Companhia
Sem prova de trabalho

APARÊNCIA GERAL: robusto, pelagem abundante com um distinto porte arrogante e uma cabeça parecendo um crisântemo.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: inteligente, ativo e alerta. Carinhoso e independente.
CABEÇA: larga, redonda, larga entre os olhos. Despenteado ( revolto) com pêlos caindo bem sobre os olhos. Boa barba e bigodes, pêlos crescendo acima da trufa dando um distinto efeito de um crisântemo.
REGIÃO CRANIANA
Stop: definido.
REGIÃO FACIAL
Trufa: preta, porém marron escuro em cães de cor fígado ou com manchas fígado. A parte superior da trufa deve estar em linha ou ligeiramente abaixo da palpébra inferior. Trufa direcionada para baixo é altamente indesejável. Narinas bem abertas. Narinas fechadas são altamente indesejáveis.
Focinho: bem largo, quadrado, curto, sem rugas, plano e peludo. Comprimento de aproximadamente 2,5 cm da ponta ao stop. Cana nasal reta ou ligeiramente inclinada na ponta. Pigmentação do focinho o mais homogênea possível.
Lábios: nivelados.
Maxilares / Dentes: largos, ligeiro prognatismo inferior ou nivelados.
Olhos: grandes, escuros, redondos, inseridos bem separados, mas não proeminentes. Expressão calorosa. Em cães fígado ou com manchas fígado, olhos mais claros são permitidos. O branco dos olhos não deve ser visível.
Orelhas: grandes, de bom comprimento, portadas pendentes. Inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio com uma pelagem tão abundante que parecem unidas ao pêlo do pescoço.
PESCOÇO: bem proporcionado, agradavelmente arqueado. De comprimento suficientemente longo para portar a cabeça orgulhosamente.
TRONCO: mais longo entre a cernelha e a raiz da cauda do que sua altura na cernelha.
Dorso: nivelado.
Lombo: forte e bem acoplado.
Peito: largo e profundo.
CAUDA: bem guarnecida de pêlos, portada alegremente sobre o dorso. Inserida alta. Sua altura é aproximadamente em nível com a do crânio, dando um contorno equilibrado.
MEMBROS
Anteriores: pernas curtas e musculosas com boa ossatura, tão retos quanto possível, de acordo com um peito largo e bem descido.
Ombros: firmes, bem colocados para trás.
Posterior: pernas curtas e musculosas com boa ossatura. Retas, quando vistas por trás. As pernas parecem volumosas devido a riqueza de pêlos.
Coxas: bem redondas e musculosas.
Patas: redondas, firmes, com boas almofadas, parecendo grandes por causa da abundante pelagem.
MOVIMENTAÇÃO: arrogante, leve e fluente, as pernas anteriores com bom alcançe, forte propulsão dos posteriores e mostrando inteiramente as almofadas plantares.
PELAGEM
Pêlos: longos, densos, não encaracolados, com bom subpêlo. Ligeira ondulação é permitida. É fortemente recomendado que os pêlos da cabeça sejam amarrados.
COR: todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.
TAMANHO / PESO:
Altura na cernelha: não mais que 26,7 cm.
Tipo e características da raça são de extrema importância e em hipótese nenhuma devem ser sacrificados somente pelo tamanho.
Peso: 4,5 a 8,1 kg. – Ideal: 4,5 a 7,3 kg.
FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
NOTAS:
• os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

Voltar ao topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


DICAS ÚTEIS

ALIMENTAÇÃO

-Os filhotes devem ser alimentados três vezes ao dia ,com ração indicada para filhotes.
-Nós recomendamos e usamos:

  • EUKANUBA PUPPY - LARGE BREED para filhotes de 25 kg ou mais quando adultos,
  • EUKANUBA PUPPY - SMALL BREED para filhotes de raças pequenas, ate 10 kg quando adultos.
-Frutas podem ser dadas a vontade, evitando ás ácidas. Podem ser dados também potinhos de frutas.
-Pode ser dada gema de ovo cru.
-Pode ser dado queijo branco e ricota fresca.
DEVE-SE DAR:
-Osso ou courinho artificial, para que seu amiguinho além de brincar possa; também limpar os dentes.
NÃO SE DEVE DAR :
-Ossos de frango, doces e alimentos condimentados.
-A ÁGUA DEVE SER MANTIDA SEMPRE FRESCA E LIMPA.

POR FAVOR:   siga estas instruções para que seu filhotinho se habitue mais rápido ao seu novo lar e não sinta falta da casa anterior, donde era assim sua alimentação.
Lembre-se que seu cãozinho é um bebê.  Em caso de dúvida  dê a ele o que você daria a um bebê.

HIGIENE

a)Banho pode ser dado cada 15 dias, com água morna e sabonete neutro ou shampoo apropriado. Seque com o secador. Antes do banho coloque nos ouvidos do filhote um chumaço de algodão.
b)Não banhe seu cãozinho após ser vacinado, espere 15 dias depois a data de vacinação. Neste intervalo passe apenas talco e escove-o.
c)Utilize cotonetes umedecidos com óleo para a limpeza dos ouvidos (ou produto apropriado) removendo o cerume pelo menos uma vez por semana.
d)Na limpeza dos olhos, use água boricada ou colírio suave.
e)Mantenha seu cãozinho em lugar seco e arejado, abrigando-o do vento e da chuva, permitindo o máximo de exercício possível em sua fase de crescimento. É muito importante que ele tome sol diariamente; entre 09:00 horas e 10:00 horas da manhã.
f)Não deixe de levá-lo ao veterinário para que ele lhe dê as vitaminas que o ajudarão a crescer forte e sadio. E importante que faça exame de fezes, para que possa ser feito o tratamento de vermes.
.- Não é necessario suplementar a alimentação, nos recomendamos e usamos EUKANUBA PUPPY (LARGE BREED ou SMALL BREED) pois fornecen uma combinação exclusiva de componentes nutricionais para satisfazer as necesidades de saúde vital especificas do porte da raça e do estagio e estilo de vida do seu cão

ESQUEMA DE VACINAÇÃO

  •  30 dias .................1ª dose puppy
  •  45 dias .................1ª dose V10
  •  75 dias .................2ª dose V10
  • 105 dias ................3ª dose V10
  • 120 dias ................raiva

IMPORTANTE:   ANUALMENTE O SEU ANIMAL FILHOTE OU ADULTO PRECISA SER VACINADO.
QUALQUER DÚVIDA CONSULTE SEMPRE UM VETERINÁRIO.


EDUCAÇÃO

Saiba que para educar o seu cão não precisa bater, basta que quando fizer algo errado você brigue com ele, seja severo no tom de voz, faça-o ver que você não gostou.
Da mesma forma que deve elogiá-lo e fazer um carinho toda vez que ele fizer algo certo e que você gostou.

DESEJAMOS-LHE :BOA SORTE COM SEU NOVO AMIGO

QUALQUER DÚVIDA ESTAREMOS AO SEU DISPOR.

CANIL LE CHIEN DE CHEZ
011- 4159.4376
011- 9660 8993

MEDICO VETERINARIO
Dr.Gilberto Mamoru Baba. CRMV SP 5226 Vargem Grande Paulista
011- 4158 7009
011- 4158 3117

Voltar ao topo